Consultoria Financeira Grátis
Início Guias Redator: Como fazer uma proposta implacável na Workana

Redator: Como fazer uma proposta implacável na Workana

Uma das formas mais comuns de conseguir uma grana extra, é fazendo trabalhos freelancers de redação de conteúdo para blogs, sites, redes sociais e campanhas de marketing. O bom é que está cada vez mais fácil conseguir trabalhos. 

Afinal o número de blogs é crescente e o marketing de conteúdo vem crescendo e se consolidando como requisito de uma empresa de sucesso. Com isso, também cresce o número de redatores, porém nem todos tem boa escrita, base e conhecimento. 

Entenda que com um pouco de esforço, dedicação e disciplina é possível se destacar e conseguir bons Jobs. Com o tempo foram criadas várias plataformas que ligam o freelancer aos contratantes/clientes e a Workana é uma delas. 

Você sabe como fazer uma proposta implacável na Workana? 

Eu trabalho através da plataforma Workana há quase 2 anos, consegui vários trabalhos temporários e outros que me renderam boas parcerias duradouras e tem uma forma de conseguir bons projetos. 

Não se trata de uma receita de bolo, mas de um conjunto de fatores. Vale ressaltar que cada projeto é diferente e você deve se ater a descrição do mesmo. Agora veja o conjunto de fatores que farão a sua proposta ser aceita.

Escrita

Você é um redator, não um escritor. Logo, você não precisa ser a próxima JK Rowling (impossível), mas deve ser competente e ter uma boa escrita. Não se trata de entender de todas as normas da língua portuguesa – porque a maioria dos brasileiros não têm esse conhecimento -, mas de escrever textos com coerência e na linguagem solicitada (normalmente de um para um). 

Vale ressaltar que erros recorrentes como os de digitação e de escrita, podem passar a imagem de descuido. Além disso, como alguém vai te contratar para redigir um texto para ele, sendo que você não consegue escrever corretamente uma simples proposta?

Ao escrever sua proposta você deve fazê-la no estilo de conversação, como se tivesse fazendo uma carta de apresentação ou até mesmo em uma entrevista, na qual você antecipa as perguntas. 

Estabeleça uma conexão entre o projeto e seu serviço, se possível veja os projetos anteriores e sempre faça uma pergunta relacionada a descrição da proposta. Isso porque, ao fazer uma pergunta, você mostra que leu a descrição (muitos não leem), que está interessado e, normalmente, o cliente se vê na obrigação de responder, o que você resultar no fechamento do projeto. 

Priorização

Todos os redatores que fizeram propostas estão abarrotados de trabalho. Então, porque alguns respondem rapidamente e outros demoram dias para dar uma resposta? Porque o primeiro grupo aprendeu a priorizar. 

A priorização permite que os redatores saibam separar os trabalhos interessantes, os mais fáceis e rápidos de executar e o bom atendimento. A priorização não se baseia na organização, porque não se trata de uma lista de tarefas, mas de uma estratégia. 

O Center for Sales Strategy sugere um método “ABC” : 

  • A categoria “A” deve conter projetos que são vitais para ter uma boa renda mensal e serem reconhecidos, execução do trabalho e atendimento rápido”.
  • Na categoria “B”, coloque itens como acompanhamento e revisão de projetos, que são importantes, mas podem esperar mais tarde na semana. 
  • Deixe tarefas como divulgação e envio de propostas para atingir clientes em potencial, na categoria “C”, sinalizando que são de baixa prioridade. 

Mude a ordem alfabética, movendo as tarefas para cima, conforme apropriado e na medida em que as mais urgentes forem concluídas.

Responsividade

Redatores são banidos ou sobem no ranking conforme experiências com o cliente. Por isso, seja atencioso e cumpra os prazos, não apenas quando estiver atrasado, mas dê um parecer sobre em que pé está o projeto e seja compreensivo e paciente com os mais rigorosos. 

Lembre-se que fatores como velocidade de resposta, empatia, flexibilidade nos canais de comunicação e positividade fazem com que os clientes em potencial se tornem clientes fiéis. 

Esteja lá quando o cliente em potencial estiver pronto para dar o próximo passo. A plataforma da Workana não permite que contatos sejam trocados antes do fechamento do projeto. Mesmo depois, a plataforma recomenda que não seja feita troca de contatos. No entanto, as vezes isso é necessário para a execução do mesmo. 

Agora faça sua conta na Workana e faça a proposta que irá mudar a sua realidade! Bons Jobs!

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados