Consultoria Financeira Grátis
Início Microambiente Como Funciona a Declaração Anual para o MEI?

Como Funciona a Declaração Anual para o MEI?

A Declaração Anual para o MEI é uma das obrigações que todo o pequeno empreendedor deve cumprir para se manter ativo. Veja a seguir, como preencher corretamente a declaração. 

Saiba como preencher a declaração anual para o MEI

O MicroEmpreendedor Individual também deve realizar uma vez ao ano a sua declaração de faturamento. Para realizar o DASN-SIMEI devemos seguir os seguintes procedimentos:

  • Baixar o modelo das receitas obtidas no portal do empreendedor;
  • Confira o valor das notas obtidas e veja se você preencheu corretamente no relatório;
  • O prazo para enviar a declaração é até 31 de maio.

O DASN-SIMEI será sempre relacionado ao ano anterior, caso a pessoa entregue a declaração com atraso, deverá ser pago um valor de R$ 50,00, que equivale a 2% do mês-calendário ou fração.

O próprio site irá emitir um aviso caso o cidadão não esteja em dia com o SIMEI, o aviso deverá aparecer como atraso na entrega na declaração ou MAED. 

Para realizar a baixa do MEI, também devemos entregar o DASN-SIMEI, e assim ficar em dia com a Receita Federal.

Que informações o microempreendedor deve fornecer?

No ato da declaração, temos que incluir sempre a Receita Bruta Anual, que se refere a venda de mercadorias e de prestação de serviços. Não devemos nos esquecer que, quando prestamos serviço para outra empresa, é obrigatório realizar emissão de nota fiscal e declarar no DASN-SIMEI.

O MEI também precisa informar se tem empregado ou não. A Declaração Anual pode ser feita no site do Portal do Empreendedor. 

Para a renovação de licenças e de alvarás precisamos enviar o comprovante de entrega em órgãos como a Prefeitura, Polícia Civil, Sefaz, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

Como abrir conta em banco com CNPJ? 

O MEI pode abrir conta com CNPJ, no entanto, boa parte das financeiras pedem comprovante de renda. Para isso, é importante que o MEI leve a Declaração Anual do MEI, pois ela irá servir como comprovante de renda.

Não confunda DASN-SIMEI com IRPF

A Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física deve ser entregue obrigatoriamente até o dia 30 de abril. Fique atento, e tome cuidado para não confundir as informações de pessoa física e de jurídica. 

Peça ajuda de um contador 

Se você é um MEI iniciante e não entende nada de taxas e impostos, para evitar o cancelamento de seu CNPJ, o correto a se fazer é pedir auxílio de um contador. 

Adquira mais informações sobre a declaração anual para o MEI

Não deixe de acompanhar nossos guias para aprender mais sobre legislação para o pequeno empreendedor, e aprenda a ampliar o seu negócio para atrair mais clientes. 

Anualmente, o MEI sempre sofre alguma mudança. Devido a isso, os empreendedores devem se atualizar constantemente para evitar o cancelamento de seu CNPJ. 

Fique de olho com relação aos prazos, valores e taxas, não pague multas sem necessidade. Nosso site tem muitas dicas e sugestões para melhorar seu atendimento e deixar sua empresa mais moderna. 

Esteja em dia com a Receita Federal, suas finanças irão agradecer sempre. 

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados