Consultoria Financeira Grátis
Início Microambiente Como planejar os investimentos da empresa em 5 passos?

Como planejar os investimentos da empresa em 5 passos?

Todos os passos de uma empresa devem ser previamente analisados e planejados. Afinal, decisões de impulso e sem uma base relevante de dados, normalmente, geram resultados ruins. Então, aprenda como planejar os investimentos da empresa.

1 – Documentação

Tenha toda a documentação da sua empresa em dia, porque todas as operações de Pessoa Jurídica são burocráticas. No caso dos investimentos não é diferente. Em resumo, para começar a investir com a empresa, você precisa dos documentos a seguir:

  • Balanço patrimonial;
  • Última alteração contratual;
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses (no simples é mais fácil);
  • DRE – Demonstração de Resultado do Exercício.
  • CNPJ

2 – Corretora

Os melhores investimentos não são oferecidos pelo seu gerente. Isso infelizmente é uma realidade, se você quer um bom investimento procure-os por si mesmo. Afinal de contas, ninguém vai ter mais cuidado com o seu dinheiro do que você mesmo.

Portanto, é muito mais vantajoso recorrer às corretoras independentes que oferecem um leque muito maior de opções com boas rentabilidades.

Ademais, você ainda pode contar com Fintechs inovadoras que unem a tecnologia com as melhores soluções financeiras para que você possa investir rapidamente de forma segura e pagamento bem pouco ou até nada para renda fixa. Mas, atenção! É importante investir somente com empresas confiáveis e autorizadas pelo Banco Central e pela CVM.

3 – Perfil de investidor

O perfil de investidor é fundamental nesse processo, porque só depois que entender quais os riscos você está disposto a correr você pode escolher seus investimentos. Então, o perfil do investidor é um dos fatores que dita o melhor investimento para a sua empresa.

Descubra qual é o seu perfil ideal:

  • Conservador:  o perfil conservador, prioriza a segurança do baixo risco mesmo que a rentabilidade seja baixa. Normalmente, também é um perfil que gosta de liquidez rápida, ou seja, faz o resgate com um período mais curto. Sua carteira compreende a maior proporção em renda fixa.
  • Moderador: Este perfil se permite a riscos controlados em busca de uma rentabilidade maior. Por isso, a sua carteira se divide em renda fixa e variável, ainda que prevaleça a renda fixa.
  • Arrojado: este perfil se propõe a riscos maiores para ter ganhos superiores em médio e longo prazo. O investidor arrojado entende que a rentabilidade está associada aos riscos e mantém sua carteira diversificada e sujeita a volatilidade no período de acumulação. Arrisca mais, entretanto, com bom senso para evitar prejuízos desnecessários.
  • Agressivo: Este é o mais incomum levando em consideração a crise econômica do país e, não recomendamos para empresas. O investidor agressivo busca rendimentos maiores e está disposto a correr riscos mesmo que não estejam calculados. Nem preciso dizer que day traders e swing traders estão nessa lista.

4 – Conheça os investimentos

Para escolher bons investimentos, é crucial que você conheça cada um deles ou, pelo menos, a sua categoria. Não dá para escolher um investimento sem ter uma base sobre eles. Nesse mundo de incertezas o conhecimento dá a confiança e segurança necessária para se arriscar.

Faça um levantamento sobre os investimentos que pretende aplicar e estude sobre eles. Procure canais no YouTube e blogs que ensinam de forma leve e dinâmica. Aqui mesmo você pode ler sobre os investimentos de pessoa jurídica.

5 – Diversifique seus investimentos

Ao escolher os investimentos para pessoa jurídica, você pode levar em conta diversos fatores, entre eles:

  • Tributação;
  • Liquidez;
  • Risco;
  • Impacto macroeconômico a longo prazo.

Após entender o seu perfil de investidor, entenda o prazo que sua empresa pode precisar do dinheiro e qual a sua meta financeira, ou seja, de quanto você precisa nesse prazo. Com esses dados, faça a lista dos investimentos que atendem esse resultado já com a tributação abatida.

Ficou muito mais fácil não é mesmo? Mãos à obra!

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados