Consultoria Financeira Grátis
Início Tutoriais 3 erros que acabam com pequenas empresas

3 erros que acabam com pequenas empresas

Abrir uma empresa aqui no Brasil hoje é fácil, difícil é mantê-la. Uma recente pesquisa demonstrou que somente 1 em 5 empresas novatas continuam funcionando depois de um ano.

É muito comum a pessoa ser demitida e decidir abrir uma empresa, mas isso pode ser um erro fatal. Sabemos que conseguir um emprego está cada vez mais difícil e concorrido, mas se você não sente que tem a veia empreendedora deixe essa vertente de lado até que você possa se especializar.

Subestimar a capacidade de empreender

Muitas pessoas acreditam que para abrir uma empresa basta ter uma ideia. Por exemplo: dona Maria ama cozinha – e muito bem diga-se de passagem. Então, movida pelos elogios ela resolve montar uma marmitaria ou um restaurante.

No entanto, nesse ponto ela só pensou na habilidade que é o que ela já tem. Em contrapartida, ela esqueceu da parte administrativa, de que precisa de fornecedores confiáveis, alvará de funcionamento, vigilância sanitária, de emitir nota e, até mesmo da gestão de possíveis funcionários.

Antes de empreender, avalie de fato quais são as dificuldades do setor que você quer empreender. Se você pensa que basta pagar boletos e impostos, está enganado e isso vai afundar a sua empresa.

Não mudar o plano quando percebe que está prestes a falhar

O erro mais comum de um empreendedor que está começando é a insistência em um erro. É terrível para os negócios e até mesmo para si, focar em algo que está fadado ao fracasso.

Não estou entrando no quesito confiança no projeto que você idealizou ou no produto que vai vender, porque o problema pode estar na estratégia e não em você.

Por isso, é fundamental colocar a cabeça no lugar, avaliar as opções e verificar o que pode ser feito para resolver essa falha ou até mesmo para mudar totalmente de plano.

Assim que perceber que não está dando certo, muda. O empreendedor deve mudar constantemente ou pelo menos estar disposto a mudar e evoluir sempre.

Achar que vai ter mais tranquilidade e menos pressão

Esse erro parece bobo, mas é um dos principais fatores para a falência de empresas. As pessoas sabem que vão ter que trabalhar demais ao abrir um negócio, mas o que elas não sabem ou não pensam, é que as responsabilidades, a tensão e a pressão aumentam consideravelmente.

Como empreendedor é de extrema importância que você saiba resolver todos os “pepinos” que aparecer. Não dá para ter uma empresa com a crença de que tudo vai ser simples ou de que você terá mais tempo do que no antigo emprego.

Além disso, a procrastinação e acomodação é um dos principais fatores para as empresas pararem de crescer. Com isso vem o declínio desenfreado da empresa. Então esteja preparado para resolver problemas, para ajudar o funcionário e para fazê-la crescer.

Vai errar?

Por fim, faça uma análise desses 3 erros e verifique se vale o risco. Se sim, leia bastante sobre o ramo que você está aderindo, sobre as tributações, custos e como posso ajudá-lo.

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados