Os motivos para ser empreendedor no Brasil são muitos, inclusive se sua empresa estiver na modalidade de MEI. Vamos mostrar alguns benefícios que o mundo do empreendedorismo pode nos trazer.
Quais os motivos para ser empreendedor no Brasil?
Nos dias atuais, no Brasil, temos à disposição uma modalidade empresarial conhecida como Micro Empreendedor Individual. Podemos realizar a inscrição pela internet, no site do Sebrae ou no portal do empreendedor.
Depois de realizada a inscrição, já estaremos com o CNPJ e inscrição na Junta Comercial de nosso munícipio. Para casos específicos, há a exigência do alvará de funcionamento, que é emitido em até 180 dias para o MEI.
Em ambos os sites, o MEI pode fazer a Declaração Anual do Faturamento(DASN) e emitir o boleto para pagamento mensal do INSS.
Veja a seguir, mais alguns motivos para ser um empreendedor no Brasil, e trabalhar por conta própria.
Há pouca cobrança de impostos
Por estar cadastrado no Simples Nacional, o MEI irá recolher apenas o INSS, ISS, e ICMS. Sendo que, 5% do valor são apenas para pagar o INSS.
O MEI tem direito a benefícios previdenciários
O INSS concede os seguintes direitos auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão, e auxílio-reclusão.
Facilidade para obter crédito
O MEI consegue crédito com mais facilidade e com juros mais baixos, em bancos como a Caixa Econômica, e o Banco do Brasil há redução de taxas, e os juros mais acessíveis.
O MEI pode emitir nota fiscal
A nota fiscal é exigida por aqueles que prestam serviços ou fazem algum tipo de venda, seja pela internet ou presencialmente. A nota fiscal pode ser emitida na internet, apenas é necessário realizar o cadastro e colocar o usuário e senha.
O MEI pode ter flexibilidade de horário
Essa pode ser uma das principais vantagens quando comparamos com pessoas que trabalham na modalidade CLT. O MEI não é obrigado a cumprir uma carga horária, ele pode fazer seus horários conforme seu rendimento.
Ser empreendedor no Brasil não é tarefa fácil, logo, vemos que há muitas mudanças que favorecem os pequenos empreendedores.
O que mudou no Simples Nacional?
Para não correr o risco de ter seu CNPJ cancelado, confira o que mudou e siga as regras:
- Foram incluídas novas atividades;
- O limite de faturamento chega a R$ 81.000,00;
- A alíquota pode chegar a 19% para o comércio em geral.
A cada ano, sempre há uma mudança na legislação. Por isso, peça informações ao contador e evite o cancelamento do CNPJ.
Agora que você sabe quais os motivos para ser empreendedor, que tal se aperfeiçoar?
Os motivos para ser empreendedor são muitos, entretanto, é necessário uma constante atualização na legislação, pois a cada ano as regras sofrem alteração e o mercado muda a todo momento.
Não deixe de acompanhar nossos guias, e coloque nossas dicas e sugestões em prática na sua empresa. O empreendedorismo no Brasil a cada ano que passa, tem demonstrado muita evolução. Logo, há muitos serviços que podemos oferecer como empreendedores.
Estude, faça cursos e procure sempre aprender técnicas novas para encantar seus clientes.