Consultoria Financeira Grátis
Início Tutoriais Exercício de brainstorming para ter melhores ideias de negócios

Exercício de brainstorming para ter melhores ideias de negócios

Você já fez alguma sessão de brainstorming? Nenhuma ideia é má, segundo inúmeros coachs de negócios. Se você está lutando para saber se suas ideias podem se transformar em um empreendimento bem-sucedido, você precisa fazer este exercício: 

Pegue uma folha de papel em brando, faça uma tabela com seis colunas. No topo das colunas preencha seis: História, habilidades, situação, social, solução e pontos fortes. Logo em seguida, nas linhas à esquerda de suas colunas, liste suas ideias. 

Entenda que este não é o momento propício para ser exigente, então liste todas as ideias quantas ideias puder pensar. Outra dica é usar categorias, casos esteja com dificuldade para organizar os seus pensamentos. 

Depois que todas as suas ideias estiverem no papel, comece a trabalhar nas colunas e coloque uma marca de seleção ao lado de cada ideia que se encaixe nos parâmetros. Se uma ideia verifica apenas um dos seis itens, provavelmente não é sua melhor jogada. 

Continue esse processo até reduzi-lo a cerca de cinco ideias com mais marcas de verificação. Vale a pena explorar estas, porque elas têm a base que precisam para que você possa torna-las reais. 

História

Esse tópico diz mais sobre você é o seu histórico, os detalhes da sua vida que o atraíram para essa ideia em primeiro lugar. Faça um brainstorming do maior número possível de ideias do seu histórico. 

Por exemplo, se sua avó passou a melhor receita de bolo de fubá, você pode estar interessado em algo relacionado. Mas, você pode pensar em outras receitas que você já tenha experiência, o que leva a próxima. 

Habilidades

Isso é bem direto. Quais certificações ou credenciais você possui? Qual é a sua formação educacional? Se você não concluiu o ensino médio ou cursou a faculdade, não se preocupe. Iniciar um show paralelo não requer um MBA. Queremos trazer o que você já tem para o mercado, como a habilidade de preparar o bolo de fubá, por exemplo. 

Situação

Isso nem sempre tem uma resposta, mas pode ter. Talvez uma padaria local esteja sendo fechada e você possa comprar todos os equipamentos e suprimentos a preço de atacado. Ou talvez seu filho mais novo tenha acabado de se mudar para a faculdade e seja simplesmente o momento certo em sua vida para explorar uma oportunidade de negócio.

Assim como, o airbnb resultou na oportunidade ganhar renda extra a situação em que você se encontra ou alguém ao seu redor, pode ser uma ideia. 

Social

Esta categoria é para seus hobbies. O que você gosta de fazer no seu tempo livre? O que você continuaria fazendo mesmo se nunca fosse pago para isso? Seja generoso com suas respostas aqui. 

Novamente, nem todo hobby é promissor para um negócio paralelo, mas é importante explorar todas as oportunidades. É mais fácil tornar algo que você gosta de fazer um sucesso, do que um sacrifício. 

Solução

Traga suas habilidades de resolução de problemas para este. Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo começaram apenas com uma solução para um problema cotidiano. Então, observe as dores que as pessoas ao seu redor têm, como a falta de um mercado no bairro ou até mesmo uma academia. 

Pontos fortes

Talvez você seja um pintor natural ou tenha interesse em design de interiores. Se você está lutando para identificar seus pontos fortes, pergunte ao seu cônjuge ou a um amigo. Às vezes somos muito duros consigo mesmos e deixamos de ver as coisas em que somos naturalmente bons.

Faça esse exercício de brainstorming para ter melhores ideias de negócios e depois me conta qual é o seu sucesso?

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados