Consultoria Financeira Grátis
Início Tutoriais Por que a sua empresa precisa de um sistema ERP?

Por que a sua empresa precisa de um sistema ERP?

A legislação brasileira tem facilitado a abertura de empresas, mas muitas delas ainda fecham com pouco tempo de existência. O erro pode estar no planejamento, mas, normalmente é a falta de gestão. 

Toda empresa tem suas próprias metas, requisitos e processos. Contudo, as empresas de hoje precisam de recursos tecnológicos com funções bem completas capazes de mitigar os problemas provenientes pela falta de pessoas. 

Na gestão de uma grande companhia há vários departamentos e equipes que se comunicam ininterruptamente para manter o processo em andamento. É para isso que o sistema ERP serve. Afinal, é ele que sincroniza todas as informações e comunicações dentro da empresa. 

O ERP é uma combinação de software e atividades da empresa executadas para gerenciar operações. Com o software ERP, toda a cadeia de valor do projeto é alinhada e os processos críticos são otimizados de forma eficaz. 

Em que situação uma empresa precisa de um sistema ERP? 

Geralmente quando ocorre falha de comunicação entre os setores ou até mesmo uma falha no processo – quando você entender que está perdendo tempo com papelada e precisa configurar vários fluxos e métodos de trabalho para ter resultado. 

A implementação de um sistema ERP nem sempre é um investimento necessário, você precisa identificar se ela tem processos exijam um sistema integrado com informações hospedadas em nuvem com grande volume de acesso. 

Por que a sua empresa precisa de um sistema ERP?

A implementação de um sistema ERP dentro de uma organização muda a maneira como as pessoas trabalham. A alta gestão deve ser prática ao explicar os motivos da implementação e como os negócios como um todo serão beneficiados se forem adotados pela equipe da organização. Os pontos a seguir podem ser boas justificativas para a implementação de um sistema ERP.

Aumenta a produtividade e comunicação

O sistema ERP intensifica a interação interna, o que causa um aumento direto na produtividade, uma vez que é possível saber em tempo hábil o que os outros setores estão fazendo. 

Além disso, a interação entre clientes e fornecedores também é beneficiada. Tendo em vista que ao coordenar os fornecedores com finanças, marketing e vendas a produtividade aumenta, alcançando uma entrega exponencialmente maior. 

Portanto, a disponibilidade de comunicação em tempo real entre todas as equipes proporciona respostas rápidas e coordenação gerenciada. 

Mitiga as falhas e promove a eficiência 

Outro motivo para implantar um sistema ERP é obter eficiência operacional. Processos propensos a erros, manuais, etc. podem drenar o tempo e o dinheiro da empresa. E, portanto, as empresas devem automatizar atividades críticas e aumentar a eficiência do processo de negócios. 

Não importa quão grande ou pequena sua empresa seja, ou que tipo de empresa seja; exigir que equipes e departamentos diferentes operem como um só pode ser bastante desafiador. O sistema ERP armazena em nuvem, então reduz por completo os problemas com perdas de documentos. 

O sistema ERP otimiza a automação de processos

Os sistemas ERP permitem que as empresas obtenham automação de processos de negócios real, gerenciando tarefas importantes diariamente em uma organização e liberando equipe para concentrar seus esforços em iniciativas mais críticas que requerem atenção pessoal. 

Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também reduz drasticamente os custos operacionais e de estoque. Sem os sistemas ERP, você não pode ter colaboração entre departamentos e execução prudente do fluxo de trabalho.

Melhora consistente na gestão de informações 

Muitas organizações ainda têm informações inconsistentes em cada setor. Por exemplo, se o departamento de contas e o setor de atendimento acessarem dois bancos de dados diferentes que não estão integrados, é provável que os clientes com uma pergunta de cobrança obtenham uma resposta imprecisa. 

Tais problemas podem parecer pequenos na superfície, mas podem aumentar com o tempo, resultando em maiores problemas de satisfação e retenção de clientes, que podem afetar adversamente as receitas e a participação de mercado.

O sistema ERP pode aumentar o seu lucro…

Um sistema ERP processa transações automaticamente e gera relatórios financeiros e de auditoria. Ao implementar soluções de ERP, você pode tornar o processo contábil mais preciso, rápido e suave do que antes. 

E aí? Já está fazendo suas pesquisas? 

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados