Consultoria Financeira Grátis
Início Tutoriais Quais Cuidados Devemos Ter ao Abrir uma Franquia?

Quais Cuidados Devemos Ter ao Abrir uma Franquia?

Abrir uma franquia pode ser o sonho de muitos brasileiros, no entanto, devemos ter alguns cuidados para que esse sonho não se torne em um pesadelo. 

Saiba que cuidados tomar ao abrir uma franquia 

De acordo com a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, ao escolher uma franquia, o cliente deve ter alguns cuidados para evitar transtornos.

Veja quais são os cuidados que temos que ter no momento que optamos por ter uma franquia: 

Verifique se a franquia possui registro na ABF

Escolha por afinidade 

A Associação Brasileira de Franchising é a associação que fiscaliza as franquias em território brasileiro. Se uma empresa está cadastrada na ABF é sinal de que a empresa é séria e está com as documentações em dia.

Os especialistas em franquias recomendam que, não basta apenas escolher uma franquia porque está na moda, é necessário ter afinidade com a marca.

Mostre que você usa a marca 

Uma das maneiras de mostrar credibilidade para o cliente, é dizer que o proprietário da franquia também é usuário dos produtos que vende.

Leia o COF

Também chamado de Circular de Oferta de Franquia, é um documento que tem por objetivo apresentar as condições gerais do negócio, e deve estar de acordo com as leis de franquia. 

Esses cuidados são essenciais para uma boa lucratividade da franquia, e ajudam a mesma a ter um prazo de durabilidade maior. 

Mantenha contato com outros franqueados 

Uma das formas de saber se uma franquia realmente possui credibilidade, é fazer contato com seus franqueados. Recomenda-se que, o interessado procure pelo menos 4 franqueados e peça orientações sobre a franquia que deseja contratar.

Cuidado com as promessas de ganhos muito rápidos

As franquias costumam informar o prazo que o cliente terá para ter lucro, geralmente em torno de 6 meses a um ano. Desconfie de empresas que prometem retorno dentro de um mês ou dois. 

Procure realizar um planejamento financeiro, faça também uma pesquisa de mercado para saber quais são as opções mais rentáveis do momento. 

Quais as melhores franquias no Brasil?

O mercado de franquias no Brasil está crescendo a cada ano que passa, e atraindo a atenção de muitas pessoas. Boa parte dessas franquias possuem cadastrado na ABF, veja a seguir uma pequena lista dessas franquias:

  • CNA;
  • Maria Brasileira;
  • Cebrac;
  • Uptime;
  • Griletto.

Estude o mercado pelo qual pretende atuar, são muitas as ofertas disponíveis, porém nem todas podem ser lucrativas e favoráveis.

Deseja obter mais informações sobre abrir uma franquia?

Consulte semanalmente nossos guias, e fique sempre atualizado. Postamos assuntos relacionados ao mercado financeiro, empreendedorismo, tecnologia e imposto de renda para pessoa física e jurídica. 

É importante que toda pessoa que deseja empreender, tenha conhecimento para lidar com gestão financeira, de pessoas, para controlar todos os recursos que irão fazer com que a empresa cresça e dê lucros.

A prudência e a perseverança devem caminhar juntas com o empreendedor, pois sabemos que a arte de empreender no Brasil requer tempo e dedicação.

Tenha cautela, não dê um passo maior que sua perna pode alcançar, nunca deixe de controlar suas finanças.

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados