Consultoria Financeira Grátis
Início Tutoriais Quais são as características mais importantes dos empreendedores?

Quais são as características mais importantes dos empreendedores?

Não é fácil ser empreendedor no Brasil, mas não é um bicho de sete cabeças como muitos gostam de dizer. O Brasil possui uma população muito grande e concentrada nos grandes centros, especialmente no sul e sudeste. 

Ser empreendedor é identificar onde sua empresa se encaixa e o quanto ela pode ser escalada, mesmo que o volume seja maior nessas regiões, há grandes empresas com alto faturamento nas demais regiões. O que faz o sucesso é o olhar do empreendedor. 

Como fazer meu negócio crescer de forma tangível e escalável? Faz parte da personalidade do empreendedor se questionar e jamais estar satisfeito. Então, além dessa, quais são as características mais importantes dos empreendedores? 

“Sede” de conhecimento 

O empreendedor de hoje não pode ser o mesmo que era ontem, é essencial ter sede de conhecimento e buscar invariavelmente fontes de aprendizado, buscar saber mais sobre a gestão de negócios, novos mercados, economia e até mesmo formas de comunicação com seus colaboradores e clientes. 

Um empreendedor não começa com um objetivo irrealista, mas aumenta seu objetivo sempre que alcançar uma meta. Porque na medida em que ele caminha em direção ao sucesso, os sonhos aumentam e a possibilidade de ir além é muito maior.

Humildade 

Quando um empreendedor começa algo, ele não se propõe a ser chefe apenas, mas também a rede de segurança. Ninguém quer que o empreendimento tenha mais sucesso, do que o empreendedor. 

Com isso, para ser um empreendedor de sucesso é preciso vivenciar os dias de glória e sucesso, mas aceitar que na maioria das vezes vai sair mais tarde do que os demais e que terá que limpar a bagunça quando ela aparecer e descascar todos os pepinos. 

Ter uma visão realista de si mesmo torna esses momentos mais gratificantes e menos sacrificantes, sabendo que há um objetivo maior a ser alcançado, até formar uma equipe dedicada e com a cultura de crescimento mútuo. 

Perseverança

Ser empreendedor é viver em uma montanha-russa com altos e baixos – mais baixos no início. É preciso se lembrar que toda crise ou recesso representa uma oportunidade de sair da curva e alavancar seus ganhos.  

Cada “baixo” é um momento oportuno para insistir aprender com os erros e encontrar soluções diferentes. 

Obstinação 

Thomas Edson dizia que para inventar a lâmpada como conhecemos ele descobriu centenas outras formas de não fazer. Em concluso, quando mais ele tentou mais chances ele teve de conseguir e conseguiu. 

Ser obstinado e persistente aumenta consideravelmente as chances de dar certo, as chances de alcançar o tão sonhado sucesso. 

Resiliência 

Um adjetivo que praticamente define o empreendedor, porque sem essa característica nenhum negócio vai adiante. Imagina se todos tivessem que fechar mediante a crise? As startups, por exemplo, têm falhas diárias. 

Até porque o pioneiro sempre faz algo errado, porque é um processo novo de um serviço ou produto oferecido, que ao passo que é feito descobre-se defeitos, falhas e erros. Por isso, é necessário ter resiliência, sendo capaz de se recuperar. 

Resolvendo os problemas, consertando as falhas e melhorando o que já é bom. É isso que distingue os empreendedores dos empregadores. 

Você tem as características mais importantes dos empreendedores? Trabalhe e aprimore cada uma delas e terá sucesso. 

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados