Consultoria Financeira Grátis
Início Tutoriais Qual é a melhor maneira de fazer a sua empresa o melhor...

Qual é a melhor maneira de fazer a sua empresa o melhor lugar para trabalhar?

A energia do seu local de trabalho é muito importante, fatores como se está em silêncio, tocando uma música ou se tem aquele zumbido de conversa; se as portas estão abertas ou fechadas, se as pessoas chegam animadas ou em completo desânimo, se ficam contando as horas para sair ou nem veem o dia passar. Sabe quem decide isso? A cultura da empresa. Como você quer que seja? 

É bem provável que você queira fazer da sua empresa o melhor lugar para trabalhar, um lugar que motiva as pessoas a serem melhores não só profissionalmente. Esse ambiente que parece ser mágico não acontece por si só, você como líder dita o tom do seu negócio. 

Como resultado, vem o sucesso da empresa, além de se tornar referência em equipe. A exemplo disso aqui no Brasil, está o Luz da Serra. Normalmente, os funcionários estão bem-humorados, com uma “vibe” positiva. 

Para fazer da sua empresa o melhor lugar para trabalhar é importante ter objetivos claros que compactuam com um lugar agradável e impulsionador para trabalhar. 

1 – Aprendizado mútuo 

O aprendizado é mútuo em uma organização que escuta seus colaboradores de forma igual, levando em considerações suas opiniões e sugestões. Além disso, uma empresa deve priorizar o aprendizado e autoaperfeiçoamento. 

Se possível, semanalmente, faça palestras, reuniões e eventos que impulsionam o aprendizado ao máximo. Outra coisa que se poder fazer é envolver a equipe em ensino, porque para ensinar é necessário aprender e, essa é a melhor forma de tornar o aprendizado eficiente. 

2 – Motive a cultura de autoconsciência.

Uma organização só cresce e prospera quando cada indivíduo tem uma visão realista sobre os seus pontos fortes e fracos, sabendo reconhecer e aceitar o que deve ser melhorado para traçar planos de melhoria. Por isso, é importante a cultura permitir que eles aceitem quem são antes de mudarem. 

3 – Valorização 

Eu já trabalhei em diversos tipos de empresas em funções variadas e posso afirmar que nem todas sabem reconhecer um trabalho duro, é fato que já errei e já agi, mas sempre me dediquei e por agora percebi que os resultados falam por si em uma empresa que valoriza seu funcionário. 

Comece a comunicar e valorizar aqueles que trabalham duro, que têm bons resultados e tomam a meta da empresa como suas. Faça elogios e valorize com bonificações pelo bom trabalho. Quando sou elogiada, desafiada e apreciada, sou imparável. E sinto que não sou a única que trabalha dessa forma. 

4 – Colaboração entre departamentos 

Um dos fatores mais importantes em uma empresa é a comunicação. Quando um setor conversa com outro e mantém um bom relacionamento, se torna mais fácil a convivência e a execução de cada tarefa. 

Quando o setor de atendimento conversa com o setor de produção é possível fazer melhorias, bem como a conversa com o marketing e tech. Essa boa relação entre setores soluciona diversos problemas e ainda promove o bem-estar entre as equipes. 

5 – Dar independência aos funcionários.

Os bons funcionários evitam perguntar o que fazer, na maioria das vezes dizem o que fizeram. Incentive a tomada de decisão perante a escolhas difíceis e o trabalho irá se tornar mais fácil e mais eficiente. 

Claro que isso só pode ser feito em alguns casos, mas uma vez feito se torna mais fácil a resolução. 

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados