asd
Consultoria Financeira Grátis
Início Microambiente Como Funciona o IRPJ?

Como Funciona o IRPJ?

Pessoa Jurídica também deve fazer o IRPJ, e assim como na declaração da pessoa física, a jurídica também possui regras e limite de valores. 

Saiba como declarar o IRPJ 

Em geral, todo empresário que tiver lucro acima de R$ 20.000,00 a cada três meses, deve realizar a declaração sempre nos dias 30 e 31 dos meses de março, junho, setembro e de dezembro.

O Simples Nacional também faz o pagamento desse imposto, porém está incluso no pagamento da guia dos impostos municipal, estadual e federal. 

A alíquota do IRPJ para um lucro de R$ 20 mil chega a 15%, e ainda há um adicional sobre a parcela de 10%.

Para declarar, assim como ocorre com o IRPF, o contribuinte precisa enviar a declaração até abril. A entrega por atraso também gera penalidades para a pessoa jurídica.

Seja coerente ao preencher as informações, não esqueça de acrescentar suas notas fiscais. 

Existe isenção do Imposto para Pessoa Física?

Todas as empresas que trabalham com filantropia, recreação, eventos culturais e projetos científicos estão isentas de pagar o imposto para a Receita Federal. 

O IR deve ser pago no DARF, que será emitido pelo contador, por isso, é importante ficar atento às isenções. 

Cuidado ao declarar o imposto

O  imposto não incide sobre o faturamento, mas sobre o lucro total. Os empreendedores que estejam enquadrados como EI e EIRELI, ou seja, que não possuem sócios, também devem realizar o pagamento. 

Para aquelas empresas que passaram por processo de fusão ou de falência, o cálculo é realizado na data da ação. 

Qual o prazo para o MEI entregar a declaração?

O MEI deve entregar a Declaração Anual do Simples Nacional até o dia 31 de maio. Devemos lembrar que, o pagamento do DAS é realizado somente por empresas estaduais e municipais. Devido a isso, elas não precisam se preocupar com a arrecadação do IRPJ. 

Tipos de lucros do IRPJ

Para declarar o IR para pessoa física corretamente, o contador deve saber que há dois tipos de lucro, o lucro presumido e o lucro real. No lucro presumido, a taxa oscila entre 1,6% até 32%. 

A declaração com base no lucro real é mais complexa, e exige mais tempo para preencher, já que, o contador deverá colocar informações referentes a débito e crédito do período relacionado, com o objetivo de comprovar o lucro. 

Não deixe de consultar nossos guias para aprender mais sobre o IRPJ!

Aprender sobre o IRPJ demanda tempo e dedicação, por isso, aproveite nossos guias para saber mais sobre as regras para a declaração. A Receita Federal é muito exigência com relação à transparência de informações. 

Então não esqueça de reunir o máximo de informações que você tiver, inclusive as notas fiscais.

Seja claro e objetivo, não omita informações, pois como sabemos, a Receita Federal tem como saber se o contribuinte está mentindo ou não. Recolha o maior número de informações que você tiver, pode ser comprovante de pagamento, nota fiscal, boletos emitidos, etc. 

Deixe tudo guardado numa pasta, e aguarde o momento da declaração para não perder o prazo.

Temas

Dê sua sugestão

    Qual seu principal interesse?


    Mais Lidos

    Relacionados